Os portos de Luanda e do Soyo reuniram-se, na semana passada, na sede do primeiro, com o principal objectivo da criação de parcerias, por meio de troca de experiências.
Dentre várias questões, a reunião de troca de experiência girou à volta da constatação in loco do funcionamento de quatro áreas específicas, para o alinhamento da tramitação administrativa local .
Trata-se das áreas ligadas aos gabinetes Jurídico, de Auditoria Interna, assim como de Estudos, Planeamento e Controlo de Gestão.
Francisco Bongue, que encabeçou a delegação do Porto do Soyo, sublinhou que durante a visita os membros da sua equipa foram distribuídos de acordo com as afinidades e necessidades de cada área para, no contacto com o Porto de Luanda, aprofundarem a sua percepção dos temas que devem ser objecto de troca de experiência.
Segundo este responsável pelo Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração (GACA) do Porto do Soyo, pretendeu-se “saber como são tratados técnica e administrativamente os processos nas distintas áreas, bem como a sua interacção com as demais unidades orgânicas internamente na Empresa Portuária de Luanda”.
Os três dias da visita, de acordo com ele, foram enriquecedores em relação àquilo que se pretende implementar e alinhar, enquanto representantes do Porto do Soyo.
“A forma de tramitação de alguns processos, aqui no Porto de Luanda, é semelhante a do Porto do Soyo. Há apenas alguns processos que exigem afinações da nossa parte, uma vez que as designações é que diferem umas das outras, o que pode gerar outras interpretações”, referiu.
O responsável explicou que esta troca de experiências é um processo contínuo, estando prevista também a visita de uma delegação composta de entidades da hierarquia superior do Porto de Soyo ao Porto de Luanda.
O intercâmbio entre os dois portos culminou com uma visita aos terminais portuários.