A maior livraria flutuante do mundo, o navio Logos Hope, está atracada desde as primeiras horas de hoje,26 de Julho, no Terminal de Carga Geral do Porto de Luanda, com um acervo de cerca de cinco mil títulos, em mais de dez línguas.
Proveniente da vizinha República da Namíbia, o Logos Hope chega a Angola com um vasto programa de actividades, de uma feira de livros, como palestras, acções sociais, entre outros.
Logos Hope está no país, pela primeira vez, com uma tripulação de cerca de 350 pessoas, representando 65 nacionalidades. A abertura oficial da feira, a principal actividade, acontece hoje, às 14h00, mas estará aberta ao público apenas a partir das 10 horas de sábado, 27.
Durante seis dias, a feira poderá ser visitada de sábado à quinta-feira, das 10h00 às 20h00, e no domingo, das 13h00 às 20h00. De acordo com a organização, os ingressos serão comercializados no local a 500 kwanzas. Menores de 12 anos e maiores de 65 têm acesso livre.
O director-geral do Instituto de Fomento Turístico (INFOTUR), Lukeni Araújo, considerou a chegada do navio Logos Hope “um ganho para o país. “Muitos cidadãos nacionais, terão a oportunidade de pela primeira vez visitar uma feira a bordo”.
A presença da livraria flutuante em Luanda é uma iniciativa conjunta da Aliança Evangélica de Angola (AEA), do Conselho de Igrejas Cristãs de Angola (CICA), Fórum Cristão e da GBA Ships . O reverendo Alexandre Saul, secretário-geral da AEA, convidou os fiéis e público em geral a visitarem a embarcação missionária, depois de lembrar que foram precisos vinte anos de trabalho com todas as entidades, nacionais e estrangeiras, envolvidas na empreitada de trazer o navio-livraria a Luanda.
Milena Santos, coordenadora do projecto Logos Hope, informou que o objectivo é proporcionar boa literatura a preços acessíveis.