O XVI Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes (MINTRANS), realizado no dia 10 de Dezembro, no Hotel de Convenções de Talatona (HTCA), sob o tema “Mobilidade e Logística – Unindo os Mercados para Uma Economia Sustentável”, instou o subsector marítimo e portuário a priorizar e dinamizar o aproveitamento potencial da economia do mar a nível nacional.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, enfatizou a importância do tema deste Conselho, o qual reflecte o compromisso de Angola em posicionar o sector dos transportes como um motor de desenvolvimento socioeconómico.
“É um tema muito interessante que suscita um conjunto de questões para aquilo que são as respostas que temos de dar do ponto de vista económico e social. O nosso sector é fundamental para conseguirmos garantir a diversificação efectiva da nossa economia”, sublinhou o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu.
Este apelo para o aproveitamento da economia marítima constou das conclusões e recomendações saídas do Conselho Consultivo do MINTRANS, que exortou também o subsector a garantir a actualização cartográfica de modo a gerar confiança na prática dos portos, zonas de aproximação e costeiras e reforçar a segurança da navegação marítima.
Outra recomendação crucial foi assegurar a implementação de sistemas de gestão de riscos marítimos, visando prevenir a poluição marítima e assegurar respostas a situações de emergências.
No quadro dos inúmeros benefícios que a cabotagem pode trazer para a economia nacional, o Conselho Consultivo recomendou ainda que se defina uma estratégia nacional de fomento à cabotagem, que preveja, entre outras questões, investimentos em infra-estruturas dedicadas, subsídios aos combustíveis e derivados para os operadores, bem como a aprovação de legislação específica.
O XVI Conselho Consultivo contou com a presença de cerca de 350 participantes e analisou e projectou soluções para o fortalecimento do sector dos Transportes, tendo em conta a materialização da sua vocação estratégica para potenciar a diversificação económica de Angola.