O Porto de Luanda está prestes a iniciar as obras de dragagem que vão aumentar a profundidade do Terminal Polivalente, recentemente concessionado ao grupo AD Ports, para 16 metros, capacitando-o para receber navios Super Post Panamax até 14.000 TEUs.

Estas informações foram avançadas pelo director de Infra-estrututras, Obras e Aprovisionamento do Porto de Luanda, Dória Quichaúla, durante uma entrevista ao PortoNotícias, boletim de informação interno da empresa, em que afirmou  que, no âmbito do seu plano de investimento, o grupo AD Ports também realizará a reconstrução total do Terminal Polivalente, incluindo a construção de um novo cais avançado e a instalação de gruas STS e RTG.

“Este novo cais deverá ter condições, em termos de profundidade, de 16 metros. Nesta altura, temos 10 metros e a responsabilidade de aprofundar para os 16 é da Administração do Porto de Luanda”, destacou.

Dória Quichaúla assinalou que a dragagem deve estar concluída até Março de 2026, acompanhando o cronograma do grupo AD Ports. Para isso, a Administração Portuária lançará um concurso para a escolha do empreiteiro que vai executar os estudos preliminares e a posterior a escolha de um segundo para executar o trabalho de dragagem.

Além disso, o Porto de Luanda realizará dragagens no Terminal de Cabotagem e no Terminal de Passageiros, aumentando a profundidade de 1 metro para 5,5 metros, para garantir uma navegação segura e eliminar problemas de encalhe.

Segundo o interlocutor, para esta demanda o principal desafio é o financeiro, pois a dragagem é um serviço extremamente caro. No entanto, realçou também há poucas empresas especializadas nesta área no nosso mercado, o que obriga a recorrer a empresas estrangeiras.

“Com a dragagem, tornaremos o Porto mais competitivo, reduzindo os custos para os importadores (…) beneficiando também os consumidores finais”, sublinhou Dória Quichaúla ao referir-se sobre a necessidade urgente e importância destas obras.