Uma delegação angolana composta por empresas membros da Associação dos Portos de Angola (APANG) participou, no dia 1 de Abril, em Cape Town, África do Sul, na Assembleia-Geral Anual da Associação de Gestão dos Portos da África Oriental e Austral (PMAESA).

A participação de Angola neste certame visou solidificar a sua integração na região no que a gestão portuária diz respeito, face aos principais desafios que o sector enfrenta.
Durante o conclave, foi apresentado o Relatório de Progresso da PMAESA, que apontou avanços significativos no domínio da integração regional dos portos, modernização de infra-estruturas e desenvolvimento do capital humano. Porém, os grandes desafios ainda se prendem com a eficiência operacional, digitalização, cybersegurança e adaptação ao advento da inteligência artificial.

O secretário-geral da PMAESA, André Ciseau, reconheceu o contributo de Angola no fomento da economia azul, cabotagem e actividade cruzeira, destacando, por outro lado, a colaboração da APANG na produção do livro sobre os 50 anos da Associação.

Os 27 estados membros da PMAESA foram unanimes sobre a necessidade urgente da digitalização dos portos, tornando os ”smart”, a promoção de acções de sustentabilidade ambiental, bem como o desenvolvimento do capital humano, conforme preceituado na Convenção de Nairobi.

Na Cidade do Cabo, a delegação angolana vai igualmente participar, de 2 a 4 de Abril, na 2.ª Conferência e Exposição do Comité Africano dos Capitães dos Portos. O evento proporcionará uma plataforma para os capitães dos portos, autoridades portuárias e outros stakeholders discutirem questões cruciais relacionadas com a segurança, eficiência e inovação nos portos africanos, em cujo programa consta uma apresentação de Angola.