O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Porto de Luanda – E.P., Alberto António Bengue, acompanhou a Intermodal South America 2025, realizada em São Paulo, Brasil, entre 22 e 24 de Abril. Tendo participado como consultor da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), o PCA fortaleceu, durante o evento, laços estratégicos essenciais para o desenvolvimento do Porto de Luanda.

Durante a sua participação, Alberto António Bengue reuniu-se com Kristof Waterschoot, Director-Geral do Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. O encontro centrou-se na continuidade da valiosa consultoria prestada pelo Porto de Antuérpia-Bruges Internacional ao Porto de Luanda – E.P. para o ano de 2025. Para o PCA do Porto de Luanda, “esta colaboração é fundamental para projectos-chave como a dragagem e a finalização da implementação das normas ISO, passos cruciais na modernização e eficiência das nossas operações”.

Esta parceria internacional, explicou, sublinha o compromisso do Porto de Luanda na adoptação das melhores práticas globais e consolidação da sua posição como um hub logístico de excelência na zona Austral de África. Como afirma “a nossa visão estratégica, a força das parcerias, o poder do diálogo – juntos, levamos Angola mais longe.”

A participação em eventos como a Intermodal South America e a colaboração com parceiros de renome mundial como o Porto de Antuérpia-Bruges são passos determinantes para que o Porto de Luanda continue a ser “o motor da economia angolana”, impulsionando o comércio e o desenvolvimento sustentável do país, alinhado com o objectivo de ser uma referência em eficiência e inovação até 2030. “Continuamos focados em transformar desafios em oportunidades, movendo Angola para um futuro de prosperidade”, disse Alberto Bengue no fim do encontro.