A eleição aconteceu no final da V Assembleia Geral de renovação de mandatos da Rede de Mulheres Profissionais Marítimas e Portuárias da África Ocidental e Central (RMPMP- AOC), que teve lugar no dia 1.º de Agosto do corrente ano, em Abidjan, Côte d´Ivoire

Maria Marcolino, do Porto de Luanda, a eleita, é agora a responsável pela área de organização, que trata das questões protocolares, de acolhimento e logísticas da secção Lusofona.  Já Felícia Pedro, do quadro do pessoal efectivo da   Associação dos Portos de Angola (APANG), tem a seu cargo a pasta de secretária-geral da secção Lusófona. O mandato destas duas senhoras é de três anos.

Magali Line Victoire Thaddees, do Porto de Ponta Negra, foi eleita coordenadora-geral da Rede em substituição de Florentina Kouadio Guihard, do Porto Autónomo de Abidjan.

Aberto pelo ministro dos Transportes da Côte d´Ivoire, a V Assembleia Geral foi encerrada pelo seu assessor, N’guetta Kadjo, que esteve ladeado pelo secretário-geral da Associação de Gestão dos Portos da África do Oeste e Central (AGPAOC), Jean Marie Koffi e do director de auditoria e controlo de qualidade, Achy Assi Magloire, em representação do director-geral do Porto Autónomo de Abidjan.

Participaram do Seminário e da V Assembleia Geral da RMPMP- AOC 157 mulheres, representando 16 países membros, nomeadamente Benin, Burkina Faso, Camarões, Congo Kinshasa, Congo Brazavile, Côte d´Ivoire, Gabão, Gambia, Gana, Guiné Conacry, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Libéria, Senegal, Togo e Angola.

No Seminário, que decorreu de 30 de Julho a 01 de Agosto, subordinado ao tema “Economia azul e alterações climáticas: desafios e oportunidades para as mulheres marítimas e portuárias africanas”, pela delegação de Angola, composta pelos portos do Namibe, Cabinda, Soyo, Pescangola e Luanda e pelas concessionárias Multiterminais,  Unicargas e APANG , Aíssa Pimenta, do Porto de Luanda, falou dos efeitos das mudanças climáticas nas infra-estruturas portuárias, no painel sobre partilha de experiências entre os portos.

A RMPMP- AOC é uma organização sub-regional da África Ocidental e Central, filiada na AGPAOC, que reúne mulheres profissionais do sector marítimo e portuário. Sem fins lucrativos, tem como objectivos, entre vários, facilitar a troca de informação e experiências entre as profissionais do sector e reforçar as capacidades de gestão das integrantes, através da realização de seminários e outras acções formativas que visam o empoderamento de mulheres.