Na mensagem dirigida aos trabalhadores do Porto de Luanda, por ocasião da cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o PCA Alberto Bengue apelou aos trabalhadores portuários a continuarem a dar o seu melhor para cumprir as metas de superação, de forma a fazer do Porto de Luanda um exemplo de empresa competitiva, que valoriza as pessoas e o ambiente em que opera.
A íntegra da mensagem do Pca do Porto de Luanda:
Caros Portuários,
Prestes a encerrar mais uma jornada anual de trabalho, gostaria de agradecer a cada um de vocês o empenho e a dedicação que tiveram ao longo de 2021. A plena capacidade de trabalho e a firme disposição de cada um dos Portuários contribuíram para que pudéssemos alcançar importantes conquistas, apesar de ainda sofrermos as consequências da pandemia do coronavírus.
O início da imunização contra a covid-19 injectou em todos nós um novo ânimo e abriu-nos novas perspectivas, com reflexos altamente positivos no dia-a-dia da empresa. Serviu também para renovar as esperanças de construirmos juntos um futuro melhor, que assegure o amparo das nossas famílias, o desenvolvimento sustentável da nossa empresa e o crescimento do nosso país.
Dentre as razões que temos para fecharmos o ano satisfeitos com o nosso desempenho não poderia deixar de mencionar o desenvolvimento da Janela Única Portuária (JUP II Multiportos) e MPOS, que têm como objectivo criar um sistema único para os portos angolanos. Os ganhos são evidentes e traduzem-se na melhoria do ambiente de negócios, aumento da competitividade, redução de custos e incremento das receitas.
Na busca de elevar os nossos patamares de competitividade cabe ressaltar também os novos Plano Director Geral e Plano de Ordenamento do Porto de Luanda. Quanto ao primeiro, foi elaborado um estudo para definir as políticas e directrizes com vista a orientar o futuro desenvolvimento do Porto e criar as estratégias a fim de desenvolver o espaço físico, bem como as demais actividades a ele relacionadas.
Face à necessidade de reordenar a zona portuária, com o intuito de tornar o Porto de Luanda mais eficiente, seguro e competitivo, foi necessário elaborar, e elaborámos, o Plano de Ordenamento do Território do Porto de Luanda. Ele servirá para disciplinar o regime do uso, ocupação e transformação da área de jurisdição portuária e do parcelamento, exploração e desenvolvimento físico do Porto, para além de definir a sua área de reserva fundiária.
Ambos os diplomas, ainda pendentes de aprovação pelo Executivo, irão assegurar, nos próximos anos, as bases para um crescimento orgânico e em bases seguras. É o caso de dizer, aproveitando a licença do nosso slogan publicitário, que o Porto de Luanda tem pela frente um futuro sem fronteiras.
Neste ano, mudámos completamente a nossa identidade visual, para reflectir as mudanças internas que estamos a experimentar e, mais do que isso, para projectar a empresa moderna e competitiva que estamos a construir.
Pelo que já fizemos e pelo que planeámos realizar podemos dizer que teremos, a breve trecho, um equipamento estratégico muito mais competitivo em termos de logística, tanto ao nível de Angola como também de toda a região austral do continente. Não seria temeroso afirmar que temos todas as condições de ocupar um lugar de destaque na rota do comércio internacional, tornando-nos num hub essencial nesta porção sul de África.
Para o ano que vem, peço a cada um vocês que continue a dar o melhor de si para cumprirmos as nossas metas de superação e, com isto, fazermos do Porto de Luanda um exemplo de empresa competitiva, que valoriza as pessoas e o ambiente onde está inserida.
Festas Felizes!