O Porto de Luanda foi distinguido, no dia 30 de Novembro, em Dar Es Salaam, Tanzânia, pelo seu compromisso com a inovação, modernização e sustentabilidade no sector portuário.
A distinção, que foi extensiva aos portos do Namibe e de Cabinda, assim como à concessionária Sogester e à Associação dos Portos de Angola (APANG), decorreu à margem das celebrações do 50.º aniversário da Associação de Gestão dos Portos da África Oriental e Austral (PMAESA).
Ainda em Dar Es Salaam, Tanzânia, o Porto de Luanda integrou a delegação angolana, representada pela Administração Marítima Nacional (AMN), a Associação dos Portos de Angola (APANG) e empresas do sector, que participaram na 7.ª Conferência e Assembleia-Geral da Associação das Administrações Marítimas Africanas (AAMA), que teve lugar entre 29 de Novembro e 1 de Dezembro.
O evento, subordinado ao tema “Navegar no Futuro do Sector Marítimo de África, Colaboração em Tecnologia e Inovação para Reforçar a Segurança, a Protecção, a Descarbonização e um Ambiente Marinho Mais Sustentável”, foi aberto pelo primeiro-ministro tanzaniano, Doto Biteki.
A actividade discutiu, dentre outros, temas ligados à descarbonização do transporte marítimo internacional, desenvolvimento de capacidades e formação para desafios futuros do sector marítimo, bem como sobre o financiamento sustentável do transporte marítimo em África.