A Empresa Portuária de Luanda assinou, no dia 20 de Novembro do corrente ano, um acordo de cooperação com a Empresa Nacional de Administração de Portos (ENAPORT) de São Tomé e Príncipe, que visa a capacitação técnica e intercâmbio no domínio portuário.
O acordo foi assinado no final da visita de trabalho de quatro dias, que levou uma delegação de quadros seniores afectos ao Ministério dos Transportes da República de Angola a São Tomé e Príncipe.
A delegação angolana chefiada pelo director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do Ministério dos Transportes (MINTRANS), Pedro Maza Lopes, esteve composta, pela parte da Administração Portuária, por Alberto Bengue, PCA, Omar Matos, director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Controlo de Gestão e Matondo João, secretário do Conselho de Administração. A concessionária Sogester esteve representada pelo assessor de direcção, Manuel Sabino Silva.
No encontro de cortesia mantido com entidades governamentais são-tomense, Pedro Maza Lopes apresentou a mensagem do ministro dos Transportes de Angola, Ricardo D’Abreu. Por seu turno, o chefe do Departamento de Infra-estruturas, Portos e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, José Carvalho Rio, destacou a importância estratégica da cooperação entre os portos.
A comitiva nacional foi recebida igualmente pelo ministro das Relações Exteriores, Gareth Guadalupe, em representação do primeiro-ministro e chefe do Governo são-tomense.
Durante a permanência no arquipélago, a delegação angolana manteve encontros de trabalho com a equipa da ENAPORT, bem como realizou uma visita de constatação ao Porto de Ana Chaves, que culminou com a ratificação do acordo de cooperação, cujo escopo incide sobre a capacitação técnica e intercâmbio no domínio portuário.
O acordo surge na sequência da visita de uma delegação da ENAPORT ao Porto de Luanda, entre os meses de Abril e Maio, com o objectivo de reactar contactos para a exploração de parcerias.